A TechnipFMC, empresa global franco-americana do sector do petróleo e gás, domiciliada no Reino Unido e prestadora de serviços à indústria energética, foi adjudicatária de um contrato de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) para o projecto Coral Norte, a segunda plataforma flutuante de gás natural liquefeito (GNL) liderada pela petrolífera italiana Eni, localizada na Área 4 da bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.
Segundo a Offshore Magazine, a TechnipFMC será responsável pela fabricação e instalação de dutos flexíveis, risers (estruturas que estabelecem a ligação entre o fundo do mar e a superfície), bem como de manifolds e umbilicais submarinos, componentes críticos para a produção e controlo de hidrocarbonetos em águas profundas. O contrato está avaliado em cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos.
Comentando a adjudicação, Jonathan Landes, presidente da divisão da TechnipFMC, afirmou que a empresa vai capitalizar a experiência adquirida com o Coral Sul, o primeiro projecto FLNG do mundo desenvolvido em águas ultraprofundas, com vista a replicar uma estratégia comprovada, agora sustentada por uma abordagem técnica reforçada e optimizada.